Instituto Pensar - Edital seleciona projetos inovadores para complementar educação formal pública

Edital seleciona projetos inovadores para complementar educação formal pública

por: Mônica Oliveira


O edital visa apoiar iniciativas de ONGs no campo da educação formal, que priorizem metodologias promotoras da profissionalização de estudantes (Foto: Camila Souza/GOVBA)

O edital Geração de Progresso, lançado pela Associação dos Funcionários do Citi, irá selecionar projetos inovadores para complementar a educação básica de crianças e jovens no ensino fundamental I, II e ensino médio, do sistema público de educação. A seleção, voltada para ONGs que atuam na região metropolitana de São Paulo, irá financiar dois projetos destinados à educação de jovens e/ou educadores. Cada projeto escolhido receberá a quantia de R$ 150 mil.

Para participar é preciso preencher o formulário de inscrição até as 18h do dia 27 de outubroaqui.

A chamada acontece nas modalidades "educando? e "educadores?, e tem entre os objetivos apoiar o desenvolvimento social, valorizando a atuação de organizações que priorizem metodologias promotoras da profissionalização de estudantes.

Leia também: Sebrae e Unesco querem levar educação empreendedora às escolas brasileiras

Edital

De acordo com o edital, além de melhorias na educação básica, as propostas devem conter mensuração de impacto do projeto e estarem alinhadas à diretrizes estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

As iniciativas também poderão propor ações específicas para reforço educacional, no caso de jovens e crianças do ensino fundamental, ou capacitação de educadores, no caso do ensino médio.

Entre os critérios de avaliação, serão observados: atuação em territórios de vulnerabilidade social; priorização de públicos como mulheres, LGBTQIA+, população negra, indígenas e pessoas com deficiência (física, intelectual, auditiva, visual); demonstração de articulação com outros equipamentos sociais do território; atuação de volutários, entre outros.

A divulgação dos finalistas está prevista para o dia 30 de novembro.

Geração de Progresso

A iniciativa dos funcionários do Citibank é realizada pelo Grupo +Unidos, que em 2019 selecionou organizações que desenvolvessem iniciativas focadas em capacitação profissional para ampliar seu impacto social. Em 2020, o Geração de Progresso foca em propostas que estimulem a educação de qualidade, por meio do trabalho das organizações sociais

Acesse aqui o regulamento completo.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: